Expedição Puna Argentina 2018 - Dia 07 - Valles Calchaquies

Cedinho os irmãos Tartari se despediram e seguiram o rumo de casa pelo Parque Los Cardones cruzando pela cênica estrada da Quebrada del Obispo. Ficamos então em um só Jimny para as férias da viagem, curtindo o melhor da região, as bodegas! E também é claro, a Quebrada de Las Flechas na Ruta 40.

Os vinhos do Vale Calchaqui são especiais com características únicas no mundo. Se produz bons vinhos com menor esforço, devido as condições do clima e altitude, que variam de 1800 a 3200 metros. Ventos secos e quentes durante o dia e frios a noite devido a amplitude térmica, garantem a sanidade das uvas. A radiação solar fortíssima, faz as uvas desenvolverem a casca mais grossa, para se proteger dos raios UV. E é justamente na casca que está tudo o que a uva tem de melhor, como os açúcares, aromas, corantes, antioxidantes e flavonóides. Elas são portanto muito doces e aromáticas. Os vinhos ficam encorpados e fortes. Basta os enólogos saberem aproveitar o que tem em mãos para fazer vinhos de alta qualidade.

Depois de um simples e saboroso café na Hosteira Villa Cardon, (excelente lugar!), abastecemos o Cenoura e deixamos Cachi para traz na poeirenta Ruta 40. O Nevado de Cachi, bem nevado, nos espreitou por muitos quilômetros. Em Molinos pegamos a RP 43 por 20km para a Estancia Colomé. Almoço e compras na Bodega e visita ao Museu de luz James Turrell que fica ao lado. Baita estrutura neste fim de mundo. Um oasis em meio ao deserto com turistas de todas partes do mundo. Voltamos a Ruta 40 até Angastaco, para sobrecarregar o Jimny na Bodega El Cese. Qualidade e preço dos vinhos sem igual. Passamos pela Quebrada de Las Flechas no fim do dia com o tempo fechado. Porém nada de chuva pra esse chão seco e empoeirado.

Chegamos em Cafayate de noite em meio a um turbilhão de carros e pessoas que a tempo não via. Fizemos hoje 170km de estrada de terra e 30 km de asfalto. Já acostumado com o ar rarefeito agora sinto uma tonturinha ao respirar fundo, pois a 1800 metros o ar volta a ter densidade boa. Bora jantar e descansar!

Continua...

(Clique nas fotos para ampliar.)

Detalhes da Hosteria Villa Cardon

Detalhes da Hosteria Villa Cardon

Detalhes da Hosteria Villa Cardon

Bodega Colomé com o distante Nevado de Cachi ao fundo.

¡disfrútalo!

Oásis no Deserto

Estancia Colomé. Museu ao fundo.

Cenoura!

Provado e aprovadoª

De ré na porta pra carregar. :)

Malbec

Cenário na Bodega El Cese

Um brinde ao Vitor e Cecília! Que estão nas barrigas das mamães.

Ultima tarefa do dia!


Comentários

Mais lidas

Expedição Puna Argentina 2018 - Dia 03 - Campos de Piedra Pomez

Expedição Puna Argentina 2018 - Dia 05 - Montanhas e Salares

Contrafortes dos Andes 1º e 2º Dia

Expedição Puna Argentina 2018 - Dias 08, 09 e Roteiro

TransAndes - 1º Dia